[youtube https://www.youtube.com/watch?v=v2Er2H_A2wQ]

PreparANDO-SE PARA MeditaR

Antes de começar a meditar, é útil manter essas coisas em mente para aproveitar ao máximo sua prática de meditação:

1. RelaxE

Faça este exercício de tensão e relaxamento para ajudá-lo(a) a relaxar:

  • Inspire profundamente pelo nariz, com 1 inalação curta e 1 longa (respiração dupla)
  • Tensione o corpo inteiro até vibrar com energia
  • Prenda a respiração e a tensão por cinco segundos
  • Expire com força pela boca, com uma expiração curta e outra longa (respiração dupla)
  • Enquanto faz isso, libere a tensão e relaxe os músculos
  • Repita o processo várias vezes

2. faça uma oração

Comece sua meditação com uma oração. Isso o ajudará a lembrar por que você está meditando. Você também estará convidando a presença Divina, ou o seu Eu Superior, para ajudá-lo(a) em sua prática.

3. SENTE-SE E MANTENHA-SE PARADO

Mover seu corpo, mesmo que ligeiramente, envia a energia para os músculos. O objetivo do yoga é retirar essa energia para dentro e para cima, para o cérebro. Assim, qualquer movimento físico durante a meditação irá neutralizar seu esforço meditativo.

Para não se mexer, tente pensar em seu corpo como uma rocha sólida e imóvel. Recuse-se a se mover pelos primeiros cinco minutos de meditação, e você descobrirá que seu corpo ficará calmo por sua própria vontade.

Sua inquietação física e mental diminuirá quanto mais você ficar parado. Um copo de água barrenta ficará claro a tempo se não for perturbado. O mesmo é verdade para nós!

4. MANTENHA O OLHAR ELEVADO

Seus olhos devem estar fechados e mantidos firmes, olhando levemente para cima, como se estivessem olhando para um ponto do comprimento de um braço e nivelado com o topo da cabeça.

É essencial manter a gaze levemente levantada até esse ponto durante toda a prática. Isso magnetizará seu olho espiritual e atrairá a energia para o centro espinhal mais alto, a sede do despertar espiritual no corpo.

por quanto tempo Meditar

Isso depende totalmente de você. Certifique-se, no entanto, de permitir tempo suficiente após a técnica ficar quieta e aproveitar o estado meditativo calmo. Para iniciantes, de 5 a 15 minutos por dia é suficiente, mas à medida que você se torna mais experiente e adquire o hábito, 30 minutos a uma hora e meia oferecerão um benefício muito maior. Você pode fazer isso duas vezes por dia, se quiser!

onde Meditar

Se possível, reserve uma área usada exclusivamente para meditação. Com o tempo,  esse ambiente ficará saturado com vibrações espirituais. Uma sala pequena, um canto do seu quarto ou até um armário podem ser suficientes, desde que bem ventilados.

Seja simples e prático. Tudo o que você realmente precisa é de uma cadeira ou uma pequena almofada para sentar, e talvez um pequeno altar. Se possível, olhe para o leste e coloque um cobertor de lã ou seda no chão para isolar seu corpo das sutis correntes magnéticas da terra.

Postura de Meditação adequada

Além de sentar em uma cadeira de encosto reto, há  outras maneiras de sentar que são apropriadas para mediação. Você pode sentar no chão em qualquer uma das várias poses: pernas cruzadas, pose de meio lótus ou pose de lótus completa.

Duas coisas, no entanto, são essenciais: sua coluna deve estar reta e você deve poder relaxar completamente sem se curvar.

COMO MeditaR

A seguir, você verá uma técnica de meditação muito simples que você pode aprender em cinco minutos.

1. RESPIRE COM INTERVALOS IGUAIS

Inspire devagar, contando até oito. Prenda a respiração por mais oito segundos e expire lentamente na mesma contagem. Sem parar, inspire novamente – mantenha – expire, cada um com a contagem de oito.

Isso é chamado de exercício respiratório medido. Repita de três a seis vezes.

Você pode variar a contagem de acordo com sua capacidade pulmonar, mas sempre mantenha-a igual durante a inspiração, retenção e expiração. Termine sua prática inspirando profundamente e depois expirando completamente.

2. TÉCNICA DE CONCENTRAÇÃO Hong-Sau

Agora espere a próxima inspiração entrar por sua própria vontade. Quando isso acontecer, diga mentalmente Hong (rima com canção em inglês „song“). Desta vez, não prenda a respiração, mas expire naturalmente. Ao fazê-lo, diga mentalmente Sau (rima com o verbo ver em inglês „saw“).

Hong-Sau é um antigo mantra sânscrito (um mantra é uma palavra, sílaba ou grupo de sílabas, que pode transmitir poder espiritual quando pronunciado corretamente, geralmente com repetição). Significa „Eu sou Ele“ ou „Eu sou Espírito“. Tente sentir que sua respiração está silenciosamente emitindo sons de Hong e Sau.

Não tente controlar sua respiração. Simplesmente observe como ele entra e sai naturalmente.

No começo, você deve estar ciente da manifestação física do processo respiratório à medida que seu diafragma e tórax se expandem e contraem.

À medida que sua respiração se acalma, tente conscientizar-se de seu fluxo nas narinas e depois transfira gradualmente sua consciência cada vez mais alta nas passagens nasais.

Com os olhos fechados, gire a gaze para cima até o ponto intermediário entre as sobrancelhas na testa. Concentre-se lá. Esta é a sede da consciência espiritual no corpo, também chamada olho espiritual, ou Centro de Cristo. Com o tempo, tente sentir o fluxo da respiração perto do olho espiritual dentro da sua testa.

Mantenha o olhar firme no ponto entre as sobrancelhas durante toda a prática. Não permita que seus olhos sigam o movimento da respiração. Se você achar que sua mente vagou, leve-a de volta à consciência da respiração e do mantra.

3. MANTENHA-SE NA QUIETUDE

Termine sua prática de Hong-Sau inspirando uma vez pelo nariz, depois expirando três vezes pela boca e depois esqueça a respiração.

Concentre-se profundamente no ponto entre as sobrancelhas. Mantenha sua mente concentrada e sua energia internalizada. Absorva-se na paz gerada por sua prática.

Continue por pelo menos cinco minutos. Termine com uma oração ao Divino, oferecendo-se à luz de Deus.

gostaria de aprender mais?

Oferecemos um mini-curso de 5 dias por e-mail, que o guiará pelos princípios básicos da meditação. Inscreva-se!